Geshe Kelsang Gyatso


 

GESHE KELSANG GYATSO

 
O Venerável Geshe Kelsang Gyatso é um mestre de meditação e erudito altamente respeitado da tradição do budismo mahayana fundada por Je Tsongkhapa.
 
Geshe-la, como é afetuosamente chamado por seus alunos, é o principal responsável pelo reflorescimento mundial do Budismo Kadampa em nossos tempos.
 

Estudo e retiro

 
Geshe-la estudou nas grandes universidades monásticas do Tibete onde recebeu o título de Geshe que, literalmente, significa “amigo espiritual”. Sob a orientação de Trijang Rinpoche, seu Guia Espiritual, ele passou os dezoito anos seguintes em retiros de meditação nos Himalaias.
 
Ven. Geshe Kelsang Gyatso

Ensinando no ocidente

 
Em 1977, Geshe-la aceitou um convite para ensinar no Centro de Meditação Kadampa Manjushri, na Inglaterra, onde viveu por muitos anos dando ensinamentos e orientações a um grupo de discípulos cada vez maior.
 
Geshe-la vem ensinando o Budismo Kadampa em muitos países do mundo e publicou uma série de notáveis livros sobre o pensamento budista e a meditação.
 
Ele estabeleceu três Programas de Estudo Kadampa únicos e mais de mil centros de meditação ao redor do mundo, treinou professores qualificados e uma florescente comunidade ordenada, e criou um projeto para construir Templos Budistas em cada grande cidade do mundo.
 

Ensinando por meio do exemplo

 
Em seus ensinamentos, Geshe Kelsang enfatiza a importância da meditação e como aplicá-la na vida diária, a necessidade de ser verdadeiramente feliz e como cultivar um bom coração para ajudar os outros. Ele demonstra estas qualidades perfeitamente em sua própria vida.
 
Este extraordinário mestre inspira tantas pessoas de tantos diferentes países porque ensina, sobretudo, com seu exemplo.
 
Geshe-la é um humilde monge budista dedicado a ajudar pessoas do mundo todo a encontrar felicidade verdadeira em seus corações.