A Tradição

Budismo Kadampa

Da Antiga Linhagem Kadampa até a atual Nova Tradição Kadampa

 

Atisha
Atisha

O Budismo Kadampa é uma escola do Budismo Mahayana fundada pelo grande Mestre Budista indiano Atisha (982-1054).

 

Seus seguidores são conhecidos como Kadampas. “Ka” refere-se aos ensinamentos de Buda e “dam” às instruções especiais de Lamrim ensinadas por Atisha, conhecidas como as Etapas do Caminho à Iluminação. Os Kadampas são praticantes que confiam nas instruções de Buda como conselhos pessoais e as colocam em prática seguindo as instruções do Lamrim.

 

A Tradição Kadampa foi disseminada amplamente no Tibete por Je Tsongkhapa e seus discípulos, conhecidos como os “Novos Kadampas”.

 

Transformando atividades diárias no caminho

 
Integrando os conhecimentos dos ensinamentos de Buda em suas práticas de Lamrim e, aplicando-os em suas vidas diárias, os budistas kadampas são encorajados a utilizar os ensinamentos de Buda como métodos práticos para transformar as atividades diárias num Caminho à Iluminação.
 
Os grandes Mestres Kadampas são famosos não apenas por serem grandes estudiosos mas também por serem praticantes espirituais de imensa pureza e sinceridade.
 

Je Tsongkhapa
Je Tsongkhapa

Linhagem

 

A linhagem destes ensinamentos, tanto a transmissão oral quanto as bênçãos, foi então transmitida de Mestre a discípulo, por grande parte da Ásia e, atualmente, para vários países do ocidente.

 
Os ensinamentos de Buda, conhecidos como “Dharma”, são comparados a uma roda que move-se de país a país, de acordo com as mudanças de condições e inclinações cármicas das pessoas.
 
As formas externas de apresentação do Budismo podem mudar ao encontrar diferentes culturas e sociedades, mas a continuidade da autenticidade essencial é garantida através de uma linhagem ininterrupta de praticantes realizados.
 

Budismo Kadampa Moderno

Geshe Kelsang Gyatso
Geshe Kelsang Gyatso
 

Por meio do trabalho e dedicação do renomado Mestre Budista, Venerável Geshe Kelsang Gyatso, o Budismo Kadampa difundiu-se por muitos países nos últimos anos.

 

Geshe Kelsang tem trabalhado incansavelmente para difundir o Budismo Kadampa por todo o mundo, dando extensos ensinamentos, escrevendo muitos livros sobre o Budismo Kadampa, estabelecendo o Projeto Internacional de Templos e fundando a Nova Tradição Kadampa – União Budista Kadampa Internacional (NKT-UBKI).